Alguma vez durante um sonho você parou, olhou em volta, sacou que o clima tava estranho e percebeu que "opa, to sonhando"? Se sim, meus parabéns, você teve um sonho lúcido.
Esse tipo de sonho acontece quando nele ocorre uma "percepção consciente" que temos em relação a algo de dentro do sonho.
Isso resulta numa experiência da qual temos uma recordação muito clara e nítida, e que temos controle sobre nossas ações e até no próprio desenrolar do sonho. Ou seja, a partir do momento em que você percebe que está sonhando, pode simplesmente fazer e ser quem quiser, que vai estar tudo bem!
Você pode dar centenas de tapas na cara do chefe sem ser demitido, marcar um gol na final da Copa do Mundo ou quem sabe até sair voando pela cidade combatendo o crime.É possível inclusive tomar decisões e solucionar problemas que não conseguiu enquanto esteve acordado.
Uma explicação curta e grossa do que é um sonho lúcido seria "sonhar enquanto sabemos que estamos sonhando", como definiu o pesquisador Stephen LaBerge, um dos líderes no estudo sobre o fenômeno.
Pesquisas realizadas em laboratórios do sono divulgadas até agora mostram que os sonhos lúcidos ocorrem nos últimos ciclos do sono. São as fases REM tardias (estágio 5 da imagem abaixo), onde o período de sonhos mais intensos é maior. Isso significa que, numa noite de sono, é preciso dormir mais do que 6 horas para começar a atingir as melhores fases do sono, e assim ter chances de ficar consciente enquanto sonha.
LaBerge e outros estudiosos do assunto chamaram as pessoas que conseguem intencionalmente ter sonhos lúcidos de "onironautas", que vem do grego e significa literalmente "exploradores de sonhos". São pessoas que conseguem dominar seus sonhos e conduzi-los da forma que desejam.
Quero ser onironauta. Como faz?
Várias universidades pelo mundo continuam as pesquisas neste campo, desenvolvendo técnicas e aprendendo mais sobre os efeitos dos sonhos lúcidos, assim como fazem agências independentes como a do próprio LaBerge, o "Instituto de Lucidez". Com isso, algumas técnicas foram desenvolvidas para facilitar o sonho lúcido intencional, que não garantem resultado, mas que são amplamente utilizadas pelos onironautas e pesquisadores da área. Algumas delas são:
Ter um "diário de sonhos"
A ideia é que todo dia ao acordar você descreva como foi seu sonho.
Não importa se lembra ou não dos detalhes de lugares e pessoas presentes nele, apenas anote o máximo de coisas que conseguir. Seja num bloquinho, caderno, celular ou tablet, o importante é anotar todos os dias logo quando você acorda. Existem até apps que te auxiliam nesse diário, um dos principais é o Awoken, disponível para android.
O importante é não deixar pra escrever horas depois, pois sabemos que após 10 minutos você vai lembrar de mais nada do que sonhou.
Esta técnica tem como objetivo ajudar com que se lembre de seus sonhos, pois se você não consegue lembrar deles é porque não são muito vívidos, e assim a probabilidade de você conseguir um sonho lúcido é baixa. Além do mais, caso você consiga ter um, as chances são grandes de você nem lembrar do que aconteceu depois.
Aspsicólogas Irene Arcuri e Marisa Catta-Pretaescreveram um livro interessante sobre o assunto:
Testes de realidade
O princípio dos "testes de realidade", segundo pesquisadores, consiste no fato de testarmos o tempo todo no nosso dia a dia se estamos dentro de um sonho ou não. Afinal, quem garante que você esteja realmente acordado neste exato momento? Existem, portanto, alguns testes que nos provam se estamos dentro de um sonho ou tudo isso está acontecendo de vdd na vida real mesmo:
Olhar para um relógio
Quando você estiver num sonho, ele estará mais loko que o Batman. Se você olhá-lo por um instante e tiver mostrando uma hora, olhe novamente pois não estará mais. Números, letras ou símbolos, nunca se sabe o que o relógio no mundo dos sonhos pode mostrar. Durante esse período o que predomina em nossa mente são áreas responsáveis pela criatividade e imaginação, por isso fica tão difícil ler textos ou números.
Olhar para um espelho
Também é um ótimo teste, pois dentro de um sonho ele pode mostrar várias coisas, e dificilmente uma delas será seu exato reflexo.
Olhar pras próprias mãos
Talvez seja o teste mais prático de se fazer durante o dia. Fique olhando por alguns segundos pras suas mãos, se elas se comportarem normalmente, não mudarem de tamanho, tremerem, embaçarem ou fizerem seja lá o que for, você está acordado. Uma técnica muito utilizada também é a de puxar um dos dedos, se ele começar a esticar conforme você puxa, há dois casos possíveis: ou você está sonhando, ou é o homem-elástico.
Se beliscar
Aquela história do "me belisca pra saber se eu tô sonhando" realmente funciona. Você consegue se beliscar nos sonhos sem sentir dor, enquanto na vida como ela é, isso não ocorre.
Lembrar o que fez nos últimos minutos
Esse só exige um pouco de massa cinzenta mesmo. Você se lembra como veio parar aqui? Onde estava há 15 minutos? O que estava fazendo? E antes? Caso não se lembre, há grandes chances de que esteja sonhando, ou então que tenha Alzheimer.
Mas caso se lembre de tudo isso, significa que está acordado, pois nos sonhos não existe esta bela ordem contínua dos acontecimentos. Lá você está tranquilamente na sua casa cozinhando, e de repente vai parar dentro de um navio pirata, para logo em seguida aparecer no meio da escola em que estudou no ensino fundamental.
Lembrando que fazer esses testes não garante que você consiga ter sonhos lúcidos.
Há pessoas que conseguiram sem nunca terem feito nada disso, enquanto outras já tentaram de tudo mas nunca tiveram um sequer. E tem gente até que consegue perceber que está sonhando, mas se anima tanto na hora que acaba acordando.
Já que passa um terço de sua vida dormindo, ou até mais caso tenha hipersonia, por que não tentar aproveitar um pouco desse tempo pra sair por aí voando, ter superpoderes, comer o que quiser, e é claro pegar todo mundo que só conseguiria pegar nos sonhos? Literalmente.
0 comentarios
Oi gente !! Então primeiramente bem-vindos ao novidades !! E agora o assunto > comentários ! Bem uma coisa que eu amo é gente que comenta (#amo) Bem mas tive que colocar essas regrinhas , pois tava tendo uns comentários muito sem noção !! Então vamos lá :
-Explicar as frases com duplo sentido
-Sem xingamentos com as autoras
-Pode falar mal (faze o que ) mas sem exageros
ps : todos os comentários são respondidos , e cada autora tem um jeito diferente de responder !
Então é isso !
-IsabelaB