Próxima Parada: Finlândia – Conheça o país que abriga a terra do Papai Noel

By Unknown - 12:28:00


Você sabe o que o Angry Birds e o Papai Noel têm em comum? A Finlândia! Enquanto a série de jogos foi criada por uma empresa finlandesa (a Rovio), o ícone do Natal vive em uma das cinco províncias do país: a Lapônia. Mas a Finlândia tem ainda muito mais a oferecer e hoje você vai conhecer um pouquinho dela no Próxima Parada.
O país é repleto de paisagens belíssimas e lugares para se aproveitar no verão e no inverno, apesar de a estação quente ser mais curta.
A população (a total é de cerca de 5,3 milhões de habitantes) se concentra no sul do país, justamente pelo motivo do norte ser extremamente frio. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia, tendo apenas 16 habitantes por km².
Finlândia em vermelho
Esse país nórdico da Europa, situado na região da Escandinávia, faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia.

A capital Helsinque



Para quem deseja conhecer o país, a capital Helsinque é o principal ponto de entrada para a maioria dos visitantes. Na cidade, os visitantes vão encontrar os melhores museus do país, galerias de arte, restaurantes e lojas. São muitas atrações culturais para escolher e alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade incluem o Finlandia Hall, a arquitetura em torno Praça do Senado, a Fortaleza de Suomenlinna e a igreja de pedra de Temppeliaukio kirkko.
O Museu Nacional da Finlândia e o Museu Nacional de Arte finlandesa também são imperdíveis. Ao norte de Helsinque fica o castelo medieval de Hameenlinna, enquanto a oeste está Turku, a antiga capital da Finlândia.
Aqueles que procuram se aventurar mais longe podem encontrar uma paisagem de florestas e lagos para registrar boas fotos ou até praticar esportes radicais.
A cena gastronômica da capital também é extensa e bem variada. Há aproximadamente 1.300 restaurantes em Helsinque. No entanto, os visitantes da cidade devem definitivamente experimentar a culinária local e uma das melhores maneiras de fazer isso é olhar para o 'Menu de Helsinque', que é oferecido por um número crescente de restaurantes.

Outras cidades

A cidade de Tampere também é uma das mais bonitas e visitadas do país. Ela foi fundada em 1779 para produção industrial, sendo agora a terceira maior cidade da Finlândia (a maior cidade do interior na Escandinávia) e líder na indústria do país.
Tampere situa-se entre dois lagos, sendo uma cidade conhecida por sua vida cultural ativa com um teatro ao ar livre, vários festivais de música, bares e restaurantes badalados. Além de seus teatros, que têm uma reputação internacional, uma boa dica de visita é a moderna Biblioteca Municipal, o Museu de Lenin, inúmeros parques e lagos e o parque de diversões Särkänniemi.

As auroras boreais

Sim, na Finlândia é possível observar de forma totalmente nítida esse espetáculos dos céus! A Finlândia é, talvez, o principal país do mundo para ver estas belas cortinas de luzes esverdeadas. E o melhor lugar para fazer as observações é na Lapônia, a terra do Papai Noel, que é uma das províncias da Finlândia.
No norte, entre setembro e março, os visitantes têm um belíssimo show de luzes praticamente garantido se o céu estiver claro e aberto. Uma vasta gama de hotéis no norte atendem especificamente às pessoas que desejam apreciar a Aurora Boreal. Além disso, o Instituto Meteorológico da Finlândia permite que você se cadastrar gratuitamente para receber emails de aviso sobre quando as luzes irão aparecer. Prático, não é?

A tradição do Natal

A Vila do Papai Noel na cidade de Rovaniemi, na região finlandesa da Lapônia
Falando em Papai Noel, a cidade tida como a da figura natalina na Finlândia (na região da Lapônia) é Rovaniemi, onde existe até uma casa especial do bom velhinho em que ele recebe visitantes durante o ano inteiro. Além disso, durante a época de Natal, existem diversos desfiles de rua e comemorações especiais relacionadas à terra do Papai Noel.

Gastronomia finlandesa

Como a Finlândia tem inúmeros grandes lagos e mais de 4,5 mil quilômetros de litoral, os pescados frescos abrangem grande parte da gastronomia do país. Muitos dos principais pratos da culinária finlandesa são compostos por peixes, crustáceos, moluscos e outros frutos do mar, em receitas de encher os olhos e o estômago de quem ama esse tipo de comida.
Entre as carnes, as mais populares na preferência dos finlandeses estão a de porco, bovina e frango, sendo que a suína é a mais consumida na maioria das vezes em forma de salsichas e linguiças. Há também uma tradição de carne de caça na Finlândia, sendo que as carnes de cervos, alces, lebres, patos e perdizes são as mais populares.
Os frutos silvestres também são muito utilizados na cozinha finlandesa, tanto em receitas doces quanto salgadas.

Outras curiosidades

  • Há exatamente 187.888 lagos e 179.584 ilhas dentro do território da Finlândia. Ambos são recordes mundiais;
  • O Túnel de água Päijänne, com 120 quilômetros, é o maior da Europa e segundo maior do mundo;
  • A Finlândia foi uma das últimas regiões da Europa a ser cristianizadas, no século 12;
  • A Finlândia é um país independente desde 1918. Antes, ele pertencia à Rússia e Suécia;
  • De acordo com o relatório de 2007 da UNICEF sobre o bem-estar infantil nos países ricos, a Finlândia tem o mais alto nível de realizações acadêmicas de todos os países pesquisados em leitura, matemática e ciências;
  • Desde 2004, a Finlândia tem regularmente sido classificada como segundo ou terceiro melhor país para o Estado de Mães do Mundo pela Save the Children;
  • Os finlandeses são os maiores consumidores de café do mundo, consumindo cerca de 10 quilos por pessoa ao ano;
  • De acordo com um estudo do World Audit, a Finlândia é o país menos corrupto e mais democrático do mundo desde 2012.
  • A Finlândia tem sido classificada em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade Ambiental. Ela também ficou em primeiro lugar para a realização tecnológica pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
  • A Nokia Corporation (uma empresa finlandesa) foi a maior fabricante do mundo de telefones celulares entre 1998 e 2012, com uma quota de mercado global de mais de 35% entre 2006 e 2009.

* * *

Pessoal, o Próxima Parada vai ter um descansinho de fim de ano e volta em janeiro com força total! Esperamos que tenham gostado de todos os países pelos quais passamos em 2014 e aguardem que em 2015 temos muito mais! Até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentarios

Oi gente !! Então primeiramente bem-vindos ao novidades !! E agora o assunto > comentários ! Bem uma coisa que eu amo é gente que comenta (#amo) Bem mas tive que colocar essas regrinhas , pois tava tendo uns comentários muito sem noção !! Então vamos lá :

-Explicar as frases com duplo sentido
-Sem xingamentos com as autoras
-Pode falar mal (faze o que ) mas sem exageros


ps : todos os comentários são respondidos , e cada autora tem um jeito diferente de responder !

Então é isso !

-IsabelaB